Segunda, 03 de agosto de 2020   -     23:11 |

Wizard acusa governadores de inflacionar óbitos do Coronavírus

 Foto: Reprodução 

Atual secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, o empresário Carlos Wizard acusou governadores e prefeitos de inflacionar o número de mortos pela Covid-19 para receber mais recursos. As declarações foram dadas em entrevista à CNN Brasil, que foi ao ar neste sábado (6). O Ministério da Saúde vai recontar o número de mortos por Covid-19 no Brasil, que, segundo Wizard, seriam “fantasiosos ou manipulados”.

– O que nos preocupa é que alguns gestores públicos, lamentavelmente, estão se valendo dessa pandemia para trazer maior volume de recursos para seus estados e municípios. Assim, estão inflacionando o número de óbitos. A população do Brasil sabe que existem centenas, milhares de pessoas que nunca tiveram sintoma nenhum da Covid-19 e por alguma razão vieram a óbito. E daí no certificado está escrito que morreu de Covid. O que defendemos é um critério mais apurado para identificar quem são as vítimas.     

Defensor da cloroquina, o secretário disse que o medicamento deve ser usado de forma precoce em pacientes do novo coronavírus. Wizard frisou que os que se colocam contra a cloroquina fazem isso com base em ideais políticos.

– Desde o início da pandemia no nosso país, o presidente Bolsonaro tem defendido o uso do tratamento precoce com a cloroquina para salvaguardar vidas. Lamentavelmente o antigo Ministério que estava à frente não endossava essa conduta, mas tivemos vários estudos científicos internacionais que comprovam a eficácia desse tratamento precoce. A partir do momento em que o governo federal preconiza certa indicação técnica, infelizmente aqueles que são inimigos políticos vão exatamente contrário à orientação.  

* Com informações do Pleno News

Dê sua opinião: