Domingo, 16 de fevereiro de 2020   -     16:00 |
5000onon

Wellington participa de assembleia do Consórcio Nordeste em Brasília

Os governadores do Nordeste realizaram, nesta terça-feira (11), a Assembleia Geral dos Governadores do Nordeste. Na oportunidade, foram debatidas questões relacionadas às agendas  para atrair investimentos.

Para o governador Wellington Dias, o Consórcio Nordeste é uma instituição que tem colaborado para o desenvolvimento da região e no diálogo com investidores. “Estamos acertando uma agenda sobre exploração de gás no Nordeste e também uma data para recebermos empresas e representantes da França, Itália e Alemanha, países que visitamos recentemente. A previsão é de que esse encontro ocorra no mês de abril, em Fortaleza”, disse o chefe do Executivo piauiense.

No início de março, Wellington deve visitar Bruxelas, capital da Bélgica, onde se reúne com investidores da Comunidade Europeia, e também a Espanha, um dos principais investidores no Brasil e o maior investidor no Nordeste. “A perspectiva para o Piauí é na área de energias renováveis”, adianta o governador.

Rui Costa, governador da Bahia e atual presidente do Consórcio, afirmou que o Nordeste está articulado e, em abril, vai receber empresários da Europa, que vão conhecer as potencialidades da região e as várias áreas para investimento, como infraestrutura, energia, saneamento. “São oportunidades bem objetivas como desdobramento da agenda que tivemos na Europa o ano passado”, disse Rui Costa.

Sobre a reunião do Fórum dos Governadores do Brasil, Rui Costa defende a discussão sobre forma tributária e diz ser necessário desonerar as cadeias produtivas e estimular a produção no Brasil. “Isso é consenso, a questão é saber como distribuir esse bolo tributário”, disse.

Rui Costa informou que no Brasil, 68% de todo imposto arrecada fica com o Governo Federal e quem fornece serviços de educação, água, saúde e estradas são os 27 estados e os mais de 5 mil municípios que ficam apenas com 32% do imposto arrecadado. Isso é injusto, pois todos os serviços usados pelo cidadão são fornecidos por estados e municípios”, diz.

Inauguração da sede do Consórcio

A sede do Consórcio será inaugurada na noite desta terça-feira (11), em Brasília. Sobre a sede do Consórcio Nordeste em Brasília, o governador da Bahia, Rui Costa, afirmou que o espaço vai reunir também estados do Norte e Centro-Oeste. “É um espaço onde faremos várias reuniões e a união das regiões vai facilitar a unificação de pautas e ações das três regiões que lutam para desenvolver, gerar renda e melhorar a vida da população”, finaliza o governador da Bahia.


* Com informações da CCOM

Dê sua opinião: