Domingo, 16 de fevereiro de 2020   -     17:08 |
5000onon

W. Dias entrega ambulâncias para municípios de Capitão Gervásio e Jurema do Piauí

Os municípios de Capitão Gervásio Oliveira e Jurema do Piauí receberam duas ambulâncias entregues pelo governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, nesta sexta-feira (7), no Palácio de Karnak. Os veículos irão beneficiar diretamente a população dessas cidades. Mais de 100 municípios já foram beneficiados com ambulâncias no Piauí.

Os veículos modelo Amarok CS 4×4 diesel foram adquiridos pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), com recursos próprios na ordem de R$ 170 mil. “Essas ambulâncias são um auxílio que a Secretaria de Estado da Saúde presta aos municípios no atendimento de urgência e emergência. Sabemos que esse atendimento, muitas vezes, necessita do transporte do paciente do local da emergência para a rede hospitalar. É necessário o transporte por meio adequado, que é uma ambulância e alguns municípios têm solicitado e a gente tem atendido. Hoje é a vez dos municípios de Capitão Gervásio e de Jurema. Temos uma lista e fomos entregando gradativamente. Mais de 100 municípios já foram beneficiados e outros ainda serão. Nesse processo também são beneficiados nesse programa os hospitais estaduais”, afirmou o secretário Florentino Neto.

O chefe do Executivo estadual destacou que, com os veículos, os municípios poderão prestar um serviço de qualidade à população. “As duas cidades são distantes da capital, na região sul do estado, portanto, uma área que a população precisa. Em determinadas situações de urgência não é possível resolver no sistema de saúde local, precisa se deslocar para uma unidade regional, que tem atendimento de média e alta complexidade, às vezes para Teresina e precisam desse instrumento. Então, sei que é mais um serviço de qualidade que será prestado pelos municípios”, disse Wellington.

O governador ressaltou ainda que continuará entregando mais ambulâncias e investindo na saúde do interior do estado. “Está na programação mais veículos, com recursos da bancada federal; com recursos do Estado e dessa operação de crédito. Não apenas ambulância, mas, às vezes, equipamentos para o Samu. O objetivo é equipar também cada vez mais as nossas unidades, visando à descentralização da saúde para todo o Piauí, para facilitar a vida das pessoas que precisam desse atendimento, de preferência na sua cidade ou em uma cidade próxima de onde a pessoa mora”, completou o governador.

A ambulância destinada a Jurema do Piauí irá atender cerca de cinco mil pessoas. “As ambulâncias irão contribuir salvando vidas, porque quando o tempo de atendimento é rápido e tem um veículo em boas condições faz com que esse atendimento tenha uma eficácia muito maior e, com isso, salvar vidas em nosso município. Até mesmo porque é uma cidade que fica longe dos atendimentos dos grandes centros. Então, vai contribuir muito para atendimento em nosso município”, comemorou o prefeito de Jurema, Elder Rocha.

“Nós estamos felizes, porque vamos conseguir dar todo um suporte aos nossos pacientes que são regulares para Teresina e Floriano. No momento estávamos sem ambulância, contando com a ajuda dos municípios vizinhos, mas agora estamos felizes por novamente conseguir atender à demanda da população”, disse a prefeita de Capitão Gervásio, Gabriela Coelho.

* Com informações do CCOM

 

Dê sua opinião: