Quinta, 14 de novembro de 2019   -     15:35 |
5000onon

W. Dias apresentará projetos de desenvolvimento sustentável em encontro com o papa Francisco

 Foto: Portal O Dia

Acompanhado de governadores da região Amazônica e de outros líderes estaduais, o governador Wellington Dias participa, no próximo dia 28, da 1ª Cúpula dos Governadores dos Estados da Pan-Amazônia. O chefe do executivo piauiense representará o Consórcio Nordeste.

Wellington Dias segue viagem para a Itália já nesta sexta-feira (25). No sábado (26), participa de uma agenda preparatória; já no domingo (27) acontece o encerramento do Sínodo, que este ano tem como temática o Meio Ambiente – Mudanças Climáticas e a Amazônia. Na segunda-feira (28), a convite de Vossa Santidade, o Papa Francisco, participa da 1ª Cúpula dos Governadores dos Estados da Pan-Amazônia.

Na oportunidade, o chefe do executivo piauiense irá apresentar dois projetos inéditos que têm como finalidade o desenvolvimento de políticas públicas de preservação ambiental e crescimento sustentável. “Estou levando dois projetos. O primeiro, Ativos Verdes do Piauí, é o marco regulatório do estado no acordo de Paris para a contenção das mudanças climáticas. O segundo, é uma iniciativa pioneira voltada para a gestão com sustentabilidade de parques ambientais. O objetivo é estruturar os parques piauienses para que os mesmos tenham uma gestão autossuficiente, com propostas de gerações de atividades, como hotelaria, produção de mudas, mel e artesanato”, explica Dias.

O Piauí é o quinto estado brasileiro com mais áreas naturais preservadas e possui os maiores parques de caatinga do Brasil, com destaque para o Parque Nacional da Serra da Capivara e Serra das Confusões. Atualmente, o território piauiense possui 32 parques com 3.200.000 hectares de preservação obrigatória, o que representa 12,5% do seu território, entre eles os parques do Rangel, Lagoa do Portinho, Uruçuí-Una, além dos citados anteriormente.

O estado é também o primeiro no mundo a regulamentar o Acordo de Paris sobre os compromissos com a redução dos efeitos das mudanças climáticas e compromisso com Objetivos para Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030.

Localizado em uma faixa de transição ambiental, conhecida como região Meio Norte do Brasil, o estado do Piauí abriga três dos seis biomas brasileiros. Algumas regiões apresentam características distintas, como as áreas pré-amazônica, semiárida, região costeira e o complexo de Campo Maior, está última com características exclusivas. 

* Com informações da Ccom

Dê sua opinião: