Domingo, 08 de dezembro de 2019   -     04:24 |
5000onon

Vereador é homenageado pelas políticas públicas em defesa do autismo em Teresina

Foi realizado na capital piauiense, o I Seminário Teresina TEAMA, considerado o maior evento sobre autismo já realizado no Piauí. O evento tem o objetivo de abordar diversos temas relacionados ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), sobretudo de desmistificar ideias controvérsias à realidade das pessoas que possuem o Espectro.

Na cerimônia de abertura houve a entrega do Troféu Piauí TEAMA 2019, uma forma encontrada pelo movimento Autismo Legal Piauí de reconhecer a relevância do trabalho de pessoas físicas e jurídicas, que se notabilizaram em função de suas ações no campo terapêutico médico, pedagógico, da promoção dos direitos dos autistas e respectivos familiares.

O vereador Dudu (PT) foi um dos homenageados da noite e recebeu na categoria Políticas públicas, juntamente com a Deputada Federal Rejane Dias, o reconhecimento de seu trabalho e incentivo à inclusão das pessoas com Espectro Autista na sociedade. O parlamentar agradeceu pelo mérito e afirmou que a verdadeira premiada foi a população piauiense.

"Os piauienses ganham muito conhecimento com esse espetacular Seminário Teresina TEAMA. É um seminário que com certeza vai fazer com que as informações sobre o autismo chegue lá na ponta, com muita técnica. Que Deus continue abençoando todos nós e que este evento continue sendo luz e perpetue por muito tempo", relata o parlamentar.

Um dos pontos importantes observados é a simbologia do troféu, que traz a imagem da formação rochosa conhecida como Pedra Furada, um dos principais símbolos e pontos turísticos do estado. A ideia implícita no significado da peça, remete ao quebra-cabeça, símbolo universal do autismo.

A coordenadora do Seminário Teresina TEAMA, Astrid Lages, mãe de filho com Espectro, comentou a importância do evento e as dificuldades enfrentadas pelos autistas em sociedade. 

"Além de todas as dificuldades que nós vivemos em torno das terapias, tratamento, comorbidades; temos que conviver com a sociedade desinformada, escolas ainda sem preparo para que essas crianças sejam inseridas, porque a lei determina que sejam inseridas e que tenham tratamento como todas as pessoas com deficiência. Então esse evento, para nós, vai servir para trazer conhecimento em todas as esferas do autismo. São 19 palestrantes, 20h de carga horária, mergulhando no mundo do autismo, falando de medicina, psicologia, nutrição, entre outros", ressaltou a coordenadora. O I Seminário Teresina TEAMA é uma iniciativa do movimento Autismo Legal THE em parceria com a Associação dos Amigos dos Autistas (AMA/PI).  

* Com informações de Narcílio Costa

Dê sua opinião: