Sexta, 10 de abril de 2020   -     02:29 |
5000onon

Três barragens do Piauí recebem recursos para execução de obras

A barragem do Bezerro, em José de Freitas, e a do Emparedado, em Campo Maior, já têm disponibilizados recursos para a execução de obras de manutenção.

“São recursos do Orçamento da União, aprovados no fim do ano passado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e que deverão ser usados para a recuperação dessas barragens. A execução dos serviços é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Defesa Civil, do Governo do Estado”, destacou Leonardo Sobral, presidente do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi).

Outra novidade é sobre a barragem de Atalaia, localizada em Corrente, e cujas obras poderão ser concluídas ainda neste ano. De acordo com Leonardo Sobral, o Idepi conseguiu aprovar a reformulação do plano de trabalho junto à Codevasf e, assim, foi possível assegurar o valor de R$ 12 milhões, garantindo os recursos financeiros para execução do empreendimento.

Barragem do Bezerro em José de Freitas

A construção da barragem de Atalaia tem como principal objetivo o abastecimento de água das cidades circunvizinhas Sebastião Barros, Corrente e Cristalândia do Piauí. Também permitirá a irrigação ao longo do vale à jusante e montante da barragem; aproveitamento hidroagrícola em torno do lago, além da possibilidade de implantação de atividades de piscicultura e lazer no local.

“Hoje, a barragem está com 81% das obras concluídas, faltando finalizar apenas o maciço e as paredes. Com a liberação dos recursos, podemos prever a sua conclusão ainda neste ano, beneficiando mais de 29 mil habitantes”, disse Leonardo Sobral.

* Com informações da CCOM

Dê sua opinião: