Quarta, 03 de junho de 2020   -     07:23 |

Governo do Estado disponibiliza 150 veículos para ações de combate à Covid-19

A Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev) está reorganizando a frota de veículos de todos as pastas do Estado a fim de aumentar a quantidade de carros à disposição dos órgãos de saúde e segurança que estão atuando na execução de ações diretas no combate à pandemia causada pela Covid-19. Nesta segunda-feira (6), foram entregues 50 veículos para o uso da Polícia Militar (PM-PI), Secretaria de Saúde (Sesapi), Divisão de Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica. Até a próxima quinta-feira (9), mais cem veículos deverão ser destinados ao combate da pandemia.

O secretário de Administração e Previdência, Merlong Solano, explicou que os veículos estão sendo cedidos pelo período que perdurar o estado de calamidade pública de que trata o Decreto 18.895, de 19 de março de 2020, e distribuídos de acordo com a necessidade de reforço dos órgãos que irão operar no enfrentamento ao coronavírus. “A SeadPrev está fazendo essa redistribuição das caminhonetes e carros de passeio utilizados pela administração estadual para atender às necessidades das pastas que estão fazendo este intenso trabalho de conscientização e fiscalização sanitária 24 horas por dia nos municípios e nas divisas do Piauí com outros estados, especialmente no Ceará, estado do Nordeste com o maior caso de coronavírus”, explicou o secretário.  

De acordo com o secretário de Saúde, Florentino Veras, a articulação das secretarias tem sido fundamental para ampliar as ações de combate ao coronavírus. “Os órgãos do Estado estão unindo forças. Com esse reforço, temos mais 150 veículos à disposição da Sesapi e da Polícia Militar, atuaremos em todas as divisas, fazendo ações de prevenção, controle e fiscalização com o objetivo de verificar como anda o tráfego de pessoas no período da Semana Santa”, comentou Florentino.

O tenente De Paula, que recebeu uma caminhonete para ser utilizada na fiscalização de uma das divisas do Piauí com o Ceará, explicou que o principal alvo das abordagens serão os ônibus de transporte clandestino. “Vamos fazer um verdadeiro pente fino nas estradas. Os ônibus clandestinos serão monitorados e os viajantes devem passar por triagem, para verificar possíveis sintomas de contaminação por coronavírus”, explicou o militar.

Sem prejuízos

Merlong Solano ressaltou que a redistribuição dos veículos não causará prejuízos na prestação dos serviços à sociedade. “Estamos intensificando a Campanha Fique em Casa e adotando medidas de teletrabalho e revezamento nos órgãos, dentre outras ações. Com isso, muitos carros tiveram o uso reduzido, estes são os que estão sendo realocados. É um trabalho de união de forças. Recebemos veículos do Detran, Secretaria de Governo, Secretaria de Meio Ambiente, Instituto de Terras, da própria SeadPrev e de muitas outras secretarias”, frisou o gestor.  

* Com informações da CCOM

Dê sua opinião: