Sábado, 06 de junho de 2020   -     22:54 |

Bolsonaro diz que cloroquina será usada em casos leves


Em sua live pelo Facebook desta quinta-feira (14), o presidente Jair Bolsonaro voltou a falar sobre o uso da hidroxicloroquina para tratar a Covid-19. Ele disse que conversou com o ministro da Saúde, Nelson Teich, e que o protocolo do uso do medicamento do SUS deve ser modificado.

– Conversei ontem o ministro [da Saúde], Nelson Teich. Falei para ele que o Conselho Federal de Medicina (CFM) recomenda o uso da cloroquina a partir dos primeiros sintomas. E o nosso protocolo do dia 31 de março, ainda da época do Mandetta, dizendo que a cloroquina só pode ser usada se o paciente estiver internado em estado grave – ressaltou.   

Para Bolsonaro, é importante usar a cloroquina ainda na fase inicial da doença.

– Eu converso com muito médico, então quando o paciente está em situação grave, dificilmente com cloroquina ele recupera. Agora, quando é na fase inicial ainda, em especial os mais idosos, que o mais jovem dificilmente se agrava. Então os mais idosos com a cloroquina, não é nada confirmado ainda, mas parece que está dando certo – destacou.

O presidente também disse que vai esperar uma resposta do ministro nesta sexta-feira (15).

– Eu acho que amanhã o Nelson Teich dá uma resposta para a gente. Eu acho que vai ser pela mudança do protocolo, para que possa se aplicar a partir dos primeiros sintomas, em especial às pessoas mais humildes – apontou.  

* Com informações do Pleno News

Dê sua opinião: