Sábado, 19 de setembro de 2020   -     00:20 |

W. Dias e Firmino se reúne e deve aumentar restrição no isolamento social

O governador do Piauí Wellington Dias (PT) se reúne na manhã desta quinta (25) com o prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) para discutir a adoção de novas medidas mais restritivas para conter o avanço do coronavírus no estado. Na reunião, também serão discutidos cronogramas de trabalhos para conter a transmissão do vírus e o plano de retomada das atividades econômicas.

O Piauí chegou a 17.080 casos confirmados e 546 mortes por Covid-19, segundo o Painel Epidemiológico da Covid-19no Piauí, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). A taxa de ocupação nas UTIs é de 73,4% (309 ocupadas e 112 disponíveis).

Taxa de transmissão do vírus diminuiu em Teresina

Novas medidas mais restritivas de isolamento social poderão ser adotadas para que a capital possa passar pelo pico da Covid-19 sem um colapso no sistema de saúde.

Leitos de UTI no Piauí — Foto: CCOM

Em entrevista por vídeo aos jornalistas, o prefeito de Teresina, Firmino Filho informou que os dados da última pesquisa sorológica indicam a mesma tendência da semana anterior, que indicam que a capital está no pico de casos e com tendência de queda.

Em Teresina, a taxa de transmissão do vírus tem diminuído. De acordo com a pesquisa, quase 20% da população de Teresina já foi infectada pelo novo coronavírus.

Pico da Covid-19 no Piauí

No resto do estado, a situação é um pouco diferente e o pico está previsto para acontecer somente no final do mês de julho. Segundo novas projeções feitas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o pico da Covid-19 no interior do estado vai acontecer entre o fim do mês de julho e o início de agosto, o que pode sobrecarregar o sistema de saúde da capital, que recebe boa parte da demanda de saúde do interior.

Reabertura do comércio 

Foto: Youtube

O prefeito de Teresina disse nessa quarta-feira (24), durante entrevista, que existe uma possibilidade retomada gradual do comércio na capital na primeira quinzena de julho se houver, nas próximas semanas, um reforço no isolamento social para estabilizar contaminação pelo coronavírus.

Na ocasião, ele informou que iria propor ao governador Wellington Dias, o endurecimento máximo possível das medidas restritivas e, se possível, até um lockdown rígido, para que no início de julho, pudesse ser iniciada a retomada da economia.  

* Com informações do G1 PI



Dê sua opinião: