Sexta, 10 de abril de 2020   -     03:32 |
5000onon

Coluna Coluna Feitosa Costa

Zé Dirceu lança Wellington Dias no Piauí como candidato a presidente

Durante as manifestações pelo aniversário do governador Wellington Dias (PT), na manhã de ontem (05), em Teresina Piauí, a grande surpresa foi a presença de José Dirceu, uma espécie de ícone do petismo. 

E lá, além da presença, a declaração foi mais surpreendente. Ele disse que, para concorrer às próximas eleições presidenciais, a esquerda tem três nomes: Haddad, Wellington Dias e Flávio Dino, atual governador do Maranhão. 

A surpresa maior foi a falta de garra para continuar na defesa da candidatura de Lula. Parece que José Dirceu está viajando o Brasil para montar um projeto da esquerda que visa apresentar um candidato competitivo para tentar impedir uma quase certa reeleição de Jair Messias Bolsonaro.

Como pouca gente acredita na candidatura de Lula, ele parte na frente com uma proposta mais consistente e mais realista, abrindo um leque de pensamento nacional para novos nomes na disputa presidencial. 

Como se sabe, há realmente uma dificuldade grande da candidatura do ex-presidente. E, Dirceu, como articulista que sempre foi, principalmente do PT, se apresenta novamente no processo para protagonizar uma nova fase do movimento esquerdista.

Durante conversas com jornalistas, Dirceu não disse se há erro ou não na trajetória da esquerda. Evitou falar dos fracassos e teceu críticas violentas ao governo atual. Mas, o fato realmente importante é que de certa forma ele excluiu a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva.

EXCLUSIVAS

Tropa de choque

Kléber Montezuma integrou a tropa de choque do então clandestino Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no final dos anos 70.

Na Federal

O grupo era originário da Universidade Federal do Piaui, onde, na época, o Reitor era Camilo da Silveira Filho, simplesmente tio de Firmino Filho.

Convivência

Apesar de Camilo Filho ter sido escolhido Reitor ainda na fase do regime militar, tinha habilidade suficiente para se relacionar com os comunistas da época.

Manifestações

Eram comuns as manifestações de estudantes de então que simpatizavam com o Partido Comunista do Brasil.

Na época, via-se, em cima dos carros, o hoje advogado Herbert Maciel, o hoje secretário de governo, Osmar Júnior, o estudante Marcos Lopes, que foi embora para Tocantins, e outras personalidades da esquerda no Piauí.

Definido

Piracuruca já tem definido o nome do candidato a prefeito pela oposição ao grupo que está há oito anos à frente da gestão municipal. 

Trata-se do jovem economista e advogado Eduardo Lima, escolhido com base em pesquisas qualitativas, em comum acordo do grupo, por apresentar o melhor perfil para comandar a cidade. 

Dê sua opinião: