Sexta, 18 de setembro de 2020   -     23:56 |

Coluna Coluna Feitosa Costa

Drª Marina Bucar é homenageada com Voto de Louvor no Piauí pela contribuição científica no combate à Covid-19

A Doutora Marina Bucar Barjud, médica piauiense, de Floriano, professora e coordenadora científica da Universidade de Zaragoza, na Espanha, tornou-se referência no mundo inteiro com o estabelecimento de um protocolo à base de hidroxicloroquina, azitromicina e corticoides para tratamento de pacientes infectados pela Covid-19, nas primeiras fases da doença.

Em reconhecimento à sua experiência e contribuição científica para o combate ao coronavírus, parlamentares da Assembleia Legislativa do Piauí, em sessão virtual, aprovaram por unanimidade o Voto de Louvor proposto pelo deputado Francisco Costa (PT), que também é médico, ex-secretário estadual de saúde.

O  protocolo de Marina, desenvolvido em parceria com outros cientistas espanhóis, tornou-se notícia mundial, com espaço para debates diários em todas as plataformas da sociedade, depois que o Portal Carta Piauí revelou em 10 de maio que médicos do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, salvaram oito pacientes de coronavírus com aplicação de doses combinadas dos eficientes remédios. 

A repercussão chamou atenção de setores do Governo Federal. Diante dos fatos, o presidente Jair Bolsonaro enviou uma comitiva lidera pela Ministra dos Direitos Humanos, Damares Alves, para conhecer os procedimentos no Piauí, que foram adicionados à proposta do Ministério Nacional da Saúde.

Consta que a médica já havia tratado mais de 600 pacientes com em Madrid, onde a mortalidade por Covid-19, a partir dos mesmos procedimentos, caiu de 20% para 1,8%.


Drª Marina Bucar formou na Universidade Federal do Piauí (Campus de Teresina) em 2006. É Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Científica da Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF).

É Médica Especialista em Medicina Interna com Doutorado pela Universidade de Zaragoza. Mestrado em Bioestatística, revisora de Revista Científica Internacional, com livro publicado com grande mestre em pesquisa de cardiologia. Trabalha no Hospital HM Puerta del Sun em Madrid e Professora da Universidade de Medicina CEU – SAN Pablo.

Através de suas pesquisas, passou a ser requisitadas em todo o território nacional para vídeo-conferências com médicos e organizações na área da saúde, setor público e privado, assim como participações diárias em transmissões pela internet com profissionais e gestores públicos para levar informação à sociedade sobre a doença.

Dê sua opinião: