Terça, 12 de novembro de 2019   -     17:40 |
5000onon

Encontro de Administração aborda transformação de comportamentos em tempos de mudança e recebe grande público


O Conselho Regional de Administração (CRA-PI), em parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA), realizou esta semana a 15ª edição do Encontro de Profissionais de Administração do Piauí. Com o tema “Transformação de Comportamentos em Tempos de Mudança”, o evento contou com atrações culturais, minicursos e palestras com profissionais da âmbito nacional e regional.

Este ano, o ENAPI debateu a capacidade de administrar as emoções para alcançar os objetivos, orientando como identificar e gerenciar a mente e fazendo entender o porquê de muitas pessoas obterem sucesso e outras não. O presidente do CRA-PI, Roberthy Barbosa, destaca a relevância da temática desenvolvida no evento. “Estamos vivendo um período no qual as mudanças acontecem de forma muito acelerada. Antes as progressivas transformações que aconteciam em cinquenta anos, agora passam a acontecer em apenas cinco. É nesse sentido que esta edição se evidenciou a discussão sobre comportamento e gestão dentro de um contexto de transformações contínuas”, pontua.

Durante participação no evento, o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Mauro Kreuz, discursou sobre as práticas administrativas no contexto atual e a constante necessidade de atualização profissional. Diante de sua participação, avalia o Encontro positivamente. “É a segunda oportunidade que tenho de ser convidado para abrir o ENAPI e é com muita satisfação que estou aqui para discutir com meus colegas de profissão sobre os atuais rumos da Administração, os desafios e as oportunidades que temos enquanto área profissional e de estudo, um campo que é tão rico, eclético e competitivo no mundo do trabalho”, anuncia.

A administradora Yolete Dourado apresentou o tema “Comportamento é a resposta: o poder da gestão viva” e durante sua participação desenvolveu uma intervenção artística em conjunto com uma companhia de teatro. Ela não esconde seu entusiasmo por ter integrado ao ENAPI. Fico muito feliz e honrada pelo convite do CRA e, principalmente, por adotar esta abordagem num evento de grande magnitude. Desvendar comportamentos hoje é a maior diferença para a transformação da cultura organizacional. Então, o CRA está de parabéns pela escolha do tema e pela organização do evento. A 15ª edição do ENAPI, sem dúvidas, trouxe grandes mudanças para o cenário regional”, relatou.

A jornalista Mônica Carvalho, repórter da GNews em Brasília, responsável pelo quadro “No fim das Contas”, também participou do evento e falou sobre educação financeira por meio de reportagens autorais. A jornalista revelou que sua grande motivação para o ENAPI era a de estabelecer um diálogo e compartilhar experiências com o público. Mônica Carvalho ainda elogiou a recepção e a condução dos espaços e temáticas abordadas pelo Encontro. “As pessoas são muito calorosas, generosas e estão gostando da linguagem. Isso é muito importante, não é só o conteúdo que importa, a gente tem que se conectar com as pessoas para conseguir passar mensagem”, afirma.

A programação do 15º ENAPI trouxe ainda o administrador, consultor e Coach Rafael Telles, considerado um dos melhores palestrantes do Brasil, que apresentou o tema “Movimento Anticrise: Empreendedorismo e Inovação para superar desafios, além do professor Alessander Mendes que falou sobre “Pessoas transformam Pessoas em tempos de rupturas de paradigmas nas relações interpessoais”. O participantes do evento participaram de minicursos com os temas: Marketing dos Relacionamentos Contemporâneos; Matriz Self: uma ferramenta de transformação em tempos de mudança; Lei da Liberdade Econômica e Salário Emocional.

A estudante de Administração, Joselane Reis, participou pela primeira vez de uma edição do ENAPI e anuncia seu contentamento. “Estar no ENAPI é uma experiência nova e achei muito interessante a organização, tanto pelas atrações locais quanto pelos participantes de fora. Foi um evento bastante enriquecedor e, com certeza, vou querer participar da próxima edição”, afirma Joselane.

O estudante Rafael Rabelo, que também esteve presente, descreve sua participação como exemplo de superação de suas limitações físicas. “Estou aqui no ENAPI pela primeira vez e estou muito emocionado. Tenho uma doença neuromuscular, sou cadeirante, e estar aqui é um verdadeiro presente”, declara o estudante.

Organização avalia mais uma edição do evento

A estudante e integrante do CRA Júnior, Érica Camila, além de participar como ouvinte, também atuou na organização do evento e endossa os elogios recebidos. “Fazendo parte da organização, pude perceber que o ENAPI é um evento muito grande e que mostra como o CRA está crescendo e envolvendo muitos profissionais da Administração no Piauí. Posso dizer que o evento foi maravilhoso e muito melhor do que o esperado”, anuncia.

A vice-presidente do CRA-PI e presidente da comissão organizadora do 15º ENAPI, Letícia Muniz, também reforça o sucesso do evento e a expectativa para as próximas edições. “Foi maravilhoso chegar aqui e ver o ENAPI repleto de administradores, de pessoas que acreditaram em nossa proposta e fizeram realmente o movimento que a gente esperava. Fiquei muito satisfeita com as palestras, com os palestrantes e com o retorno do público quanto à organização. O ENAPI foi um evento bem-sucedido e que superou expectativas. Já estamos pensando no ENAPI 2020, com o desafio e o comprometimento de fazer da próxima edição um evento melhor ainda”, destacou.

* Com informações da Ascom

Dê sua opinião: